Apostila Básico para Concursos - 10ª Edição da AlfaCon. Inclui Língua Portuguesa, Redação, Matemática, Informática, Direito Constitucional e Administrativo, além de mais de 300 exercícios gabaritados.
Equipe de professores Alfacon
Título | Ano | Páginas | Formato | ISBN |
---|---|---|---|---|
Básico para Concursos - 10ª Edição | 05/2024 | 416 | 20.5 x 27.5 (cm) | 9786559187799 |
Um sucesso gloria a deus e muito bom
Meu nome é Antonio Marques Lisboa Filho, tenho 30 anos, sou de Birigui, Interior de São Paulo e fui aprovad...
Meu nome é Antonio Marques Lisboa Filho, tenho 30 anos, sou de Birigui, Interior de São Paulo e fui aprovado no concurso da Polícia Militar de São Paulo e aprovado na 1ª fase do Agepen SP. Decidi estudar para concursos pois vejo que depende apenas de nós e o estudo dá resultado. Estou provando disto. Adquiri o livro do AlfaCon para PM SP cargo de soldado, estudava as principais matérias (português e matemática) com mais força. Na apostila fiz os exercícios dos outros conteúdos. O bacana é que lá está o que cai na prova, então me ajudou muito.
Estudo para concurso público há 2 anos. Fazia faculdade, trabalho e tenho família (2 filhos pequenos e esposa). Não é fácil conciliar. Alguns momentos são muito complicados. Mas quero mudar de vida. Estudei com a apostila do AlfaCon para PM SP cargo de soldado mais as vídeo-aulas no YouTube para apoio. Estou motivado sempre. Como quero carreira policial, os exercícios físicos me ajudam muito.
Em vários momentos nós temos um questionamento da esposa ou de parentes principalmente, pois às vezes eles não entendem o que estamos buscando e o porquê, apesar da gente tentar explicar. Procuro estudar durante a madrugada, pois as crianças já dormiram, mas no geral minha esposa me dá apoio e tenho sempre forças para seguir em frente. Sou casado e moro com minha família de aluguel.
Já fiz outros concursos, mas sem qualquer estudo e preparação. Antes não sabia que existia um investimento a ser feito, nem imaginava que existiam pessoas que preparam materiais para estes casos… Sempre fui mediano em português, e tinha notas medianas, mas jamais aprovações. Primeiro me interessei pela carreira policial, e ia tentar PM MG, mas pela minha idade, não era possível concorrer, porém estudava mesmo assim. Quando saiu PM SP soldado não sabia muito sobre… então me deparei com a chance de prestar. Já vinha estudando e dei uma velocidade e atenção maior com o edital.
Conheci o Alfa Concursos na faculdade quando estava assistindo aulas, quando me apresentaram o Evandro Guedes e o Direito penal…rsrsrs, foi tiro e queda. Entrei no site do AlfaCon e gostei de imediato… compro produtos e admiro demais a marca. A equipe me ajudou muito com materiais e vídeo aulas, com motivação… sempre entro no site pra ver as novidades.
Não tenho muita dificuldade de aprendizagem, eu estudo e memorizo. As matérias de interpretação leio e fixo fácil, tenho facilidade. As exatas, por outro lado, preciso fazer exercícios. Graças a Deus sempre aprendi de forma fácil os conteúdos. Enfrentei dificuldades como horário para estudar e disciplina. Ainda sou pouco organizado com os estudos. Procurei estudar na faculdade, tranquei a 2º que fazia de Matemática para estudar lá mesmo os conteúdos. Graças a Deus consigo controlar bem a ansiedade, desenvolvo bem em provas. Também em vista de outros certames como PF e PRF, os que prestei são concorridos, porém a carga para estudar é menor. Acredito que falho um pouco na organização e regularidade dos estudos. Posso render muito mais se houvesse como organizar as matérias de forma adequada e ter uma rotina de estudos bacana.
As aprovações são consequências daquilo que você planta. Parece clichê, mas conhecimento adquirido jamais é perdido. Penso que estudar para concurso está me tornando uma pessoa mais culta, pois estou adquirindo conteúdos que elevam minha intelectualidade mesmo que não me sinta preparado para aprovações! Ainda quero galgar mais!! Só não passa quem para!
Meu nome é Jean Marcus Kegler, tenho 24 anos, sou de Agudo – RS e fui aprovado no concurso da Polícia Milit...
Meu nome é Jean Marcus Kegler, tenho 24 anos, sou de Agudo – RS e fui aprovado no concurso da Polícia Militar do RS. Sou formado em Gestão de Tecnologia da Informação.
Comecei a estudar para concurso pela estabilidade de um cargo público na atual situação econômica do Brasil. Estudei por aproximadamente 5 meses, fiz um cronograma das matérias que constavam no edital passado e com isso me preparei para as piores situações possíveis em cada disciplina.
Com o tempo fui vendo que em algumas tinha mais facilidade então me concentrei principalmente nas que possuía menor aptidão, para conseguir o melhor resultado possível. Trabalhava das 8h até às 17h e estudava principalmente à noite, mas também nos horários de intervalo e durante os fins de semana a dedicação era exclusiva aos estudos.
Quanto ao material, montei a partir do edital passado as matérias básicas e quando saiu o edital para o meu concurso complementei o que faltava. Quase tudo a partir da internet e vídeo aulas no YouTube.
Então, estive 100% motivado do começo ao fim, até por que o período de preparo foi relativamente curto e quando batia o cansaço sempre olhei os vídeos do Evandro no YouTube e não há nada mais motivador do que ouvir verdades. A frase "Vai estudar que sua vida está uma merda" está de papel de parede no celular e toda vez que olho lembro que com foco e determinação não existe objetivo inalcançável.
Realmente tive que abrir mão da minha vida social, acabou terminando o meu namoro, me afastei de amigos, porém sempre soube que no fim valeria a pena. Atualmente moro junto com uma irmã, no início dos estudos tinha namorada, no começo as pessoas próximas não entendem direito, convidam para sair, criticam o comportamento antissocial, porém quem ficou comigo até o fim viu que eu estava querendo muito essa aprovação, e passou a me apoiar incondicionalmente.
Eu já havia feito alguns concursos pequenos anteriormente, porém sem muito foco e acabava não ficando tão bem classificado. Comecei a estudar a bem antes do edital, pois meu sonho é entrar para polícia então quando surgiu a oportunidade, na verdade quando o concurso foi autorizado eu não pensei duas vezes e me comprometi fazer o meu melhor. E graças a Deus consegui a aprovação.
Conheci o AlfaCon através de redes sociais e YouTube. Nossa, o AlfaCon contribuiu muito para essa conquista através das aulas dos mais diversos assuntos disponíveis no YouTube principalmente, mas também com as técnicas de estudo e vídeos motivacionais.
Meus métodos de estudo eram resumos, revisões, mapas mentais e muitas, mas muitas questões. Em um primeiro momento as pessoas que se afastaram causaram uma sensação de dúvida se realmente compensava tudo isso, porém com o tempo superei e hoje estou muito feliz, pois valorizo ainda mais quem está ao meu lado. Superei todas as dificuldades com foco e a determinação que sempre tive no objetivo.
Sem dúvidas o nervosismo faz parte da reta final, porém estava seguro do quanto havia me preparado e acabou sendo bem tranquilo para mim. Nas duas últimas semanas peguei férias e intensifiquei meus estudos, mas também ajudei vários amigos que deixaram para estudar na última hora. Então nós revisávamos o conteúdo relembrando e ainda passava a eles um pouco de conhecimento.
A perfeição é inatingível, no meu caso eu poderia ter começado a estudar antes, porém por falta de experiência em concursos acabei esperando a autorização do mesmo. Poderia deixar diversas mensagens de motivação. Porém essa é a área do Evandro.
Eu sempre digo a seguinte frase "COM FOCO E DETERMINAÇÃO NÃO EXISTE OBJETIVO INALCANÇÁVEL", portanto se o caminho está difícil continue, pois esse é o correto.
Meu nome é Phelipe Cartaxo, nasci em Goiânia, mas moro em Niterói a 14 anos. Tenho 23 anos. Não tenho nível...
Meu nome é Phelipe Cartaxo, nasci em Goiânia, mas moro em Niterói a 14 anos. Tenho 23 anos. Não tenho nível superior completo, mas estou terminando o tecnólogo de Processos Gerenciais e tranquei minha faculdade de Direito pra fazer o curso de formação do DEPEN.
Decidi estudar pra concurso público por saber que o mercado de trabalho não está fácil de entrar, por me dar uma estabilidade no trabalho, por ter uma ótima remuneração e porque meu sonho sempre foi ser um Agente Federal.
Comecei meus estudos em 2013, quando saiu o edital do concurso do DEPEN daquele ano. Eu comecei a estudar especificamente ao concurso do DEPEN/2015 um mês antes de sair o edital. Minha rotina de estudo era das 7h da manhã até não conseguir ler mais nada. As vezes eu ia até as 20h, 22h. Parava pra malhar, comer e pegar o ônibus pra faculdade. Estava focado só no DEPEN e só estudava o conteúdo deste edital.
Muita gente fala que estudar tantas horas por dia não rende muito, que estudar várias matérias por dia também não rende, mas eu estudava todas as matérias todos os dias. Eu assistia as aulas apenas uma vez e fazia meu resumo pelo o que o professor falou, pelo pdf e pelos exercícios. No final eu tinha dois cadernos de 10 matérias só de resumo. Todo dia eu lia estes dois cadernos e lia o texto de lei das portarias que caíram na prova. Então minha dedicação pras básicas ou específicas eram as mesmas.
Eu conciliava os estudos com as duas faculdades, mas mesmo estando na faculdade, eu estudava pra concurso. Sei que não é certo, mas eu mal olhava pros professores. Outra coisa que eu conciliava era com a igreja. Eu era líder do louvor e dos adolescentes da igreja, então minhas terças, sextas e domingo a noite eu deixava exclusivamente a Deus.
Estudei pelo anual das Carreiras Policiais, pelos pdf e pelas apostilas que eu tinha aqui do Alfacon de outros concursos. Todo o conteúdo foi batido nas aulas, menos Criminologia, mas a prova de Criminologia eu achei atípica.
Sempre estive motivado, nunca pensei em desistir. O que sempre me deixou motivado foi meus pais dando apoio e a igreja. Uma coisa que me ajudava era assistir videos motivacionais de policia, ver fotos e claro ver a remuneração.
Eu abdiquei de muita coisa, principalmente da minha vida social. Eu fiz um acordo comigo mesmo que iria me abdicar por alguns meses, mas que tudo é passageiro e depois eu poderia curtir muito. Um relacionamento acabou, perdi algumas amizades, mas isso faz parte. Os verdadeiros amigos são aqueles que te apoiam e permanecem do seu lado.
Hoje eu estou namorando e moro com meus pais (pelo menos até ser nomeado).
Meus pais no começo não aceitaram muito eu estudar pra concurso. Eu cursava Eng. Elétrica na UERJ, estava no sexto período, e falei pra eles que iria largar a faculdade pra estudar pra concurso e que iria fazer Direito. Eles não foram muito a favor, mas eles viram meu esforço e dedicação e me apoiaram. Meus amigos também me chamaram de louco, mas viram os resultados da "loucura" que eu fiz e muitos hoje me pedem conselho e ajuda.
Eu já fiz outras provas: DEPEN 2013, Caixa (me classifiquei, mas não fui chamado até hoje), Tj/RJ, TJ/Sp (não passei por 1 questão), Bombeiro Rj (passei entre as vagas, mas reprovei no TAF) e Fiscal de Posturas de Niterói. Somente Bombeiro eu fiz pra treinar, já que a prova foi algumas semanas antes do DEPEN. A prova só caiu Português e Matemática, então decidi treinar Português. Por ter feito engenharia e ter facilidade com exatas, eu não me preocupei. A única prova que eu me decepcionei foi o TJ/RJ. Eu tinha estudado muito e tomei uma porrada gigante na prova.
Comecei a estudar 1 mês antes de sair o edital. Estava estudando as matérias do concurso de 2013. Ainda bem que só comecei a estudar 1 mês antes, porque apenas 20% do que caiu em 2013 estava no edital de 2015 e isso fez nivelar todo mundo. Eu ficaria com muita raiva se estivesse a meses me preparando e tudo ter sido em vão.
Quando o edital saiu, muita gente desistiu de fazer a prova por ter o conteúdo diferente da PF e PRF. Foi ai que eu vi uma ótima oportunidade de cair de cabeça nos estudos e passar. Olhei uma oportunidade onde muitas pessoas viram um problema.
Conheci o Alfacon em 2013. Meu primo me mandou uma palestra de "Como estudar para concurso" que estava no Youtube. Foi ai que me apaixonei por concurso e pelo Alfa e conheci o mestre Evandro.
O AlfaCon me ajudou por ter me dado o start de estudar, por estar sempre motivando os alunos falando a verdade na cara e por ter os melhores professores do Brasil passando o conteúdo de forma simples, dinâmica e muito das vezes engraçada.
Eu sempre tive muita dificuldade de decorar. Eu sou péssimo pra decorar e sou muito esquecido. Conheço pessoas que basta ver uma vez algo que já decora ou aprende, eu preciso ver esta mesma coisa várias vezes pra decorar. Graças a Deus eu sempre tive facilidade de aprender, mas o problema era decorar mesmo. Então eu lia meus cadernos de resumo todo dia, fazia os mesmos exercícios diversas vezes e tentava bater todo o conteúdo no dia ou pelo menos em 2 dias. Não sei se é a técnica certa a se fazer, mas ela deu certo comigo.
As maiores dificuldades foram: conciliar o tempo com a faculdade, me concentrar nos estudos com uma casa sendo construída atrás de mim e um condomínio de 10 casas do lado e dinheiro. Meu pai me sustentou durante este tempo, mas ninguém gosta de depender de ninguém e muito mais ficar pedindo dinheiro a papai, mas isso me dava mais incentivo ainda pra estudar e passar.
Eu deixei um pouco de lado a faculdade, estuda só em véspera de prova. Eu tentava colocar música de concentração pra amenizar o baruto das obras. E eu economizava em tudo, fazia o máximo pra não gastar.
Nunca tive muito problema com nervosismo ou ansiedade. Fui muito tranquilo pra prova, eu sabia que tinha dado o meu melhor nos meus estudos. Ficar nervoso só iria me prejudicar. Orar tira a ansiedade e o nervosismo, nos dá paz.
Na última semana eu parei de ler meus resumos e comecei a fazer só exercícios. Acho que eu fazia mais de 500 por dia. Eu só abria o caderno pra ver o que eu tinha errado ou pra tirar dúvida. E eu estudei até os 45min do segundo tempo. No sábado (um dia antes da prova), eu fui dormir 3h da manhã pq estava estudando e assistindo algumas revisões no youtube.
Tem um caso curioso que aconteceu logo quando eu sai da prova. Meus pais estavam me esperando no lado de fora do prédio que eu fiz, e logo que eles me viram perguntaram: "Phelipe, como você foi?". Eu respondi: "Pai e mãe, uma vaga é minha! Eu tenho certeza que passei." Todas as outras pessoas que estavam naquele ambiente ouviram e me olharam com uma cara estranha. Não falei aquilo pra menosprezar ninguém ou pra ficar me achando. Falei porque eu estava confiante no que eu fiz e confiante na minha vaga. Nem acreditei quando saiu o resultado e eu era o primeiro. Acho que até hoje a ficha ainda não caiu.
Muitas coisas foram efetivas na minha preparação: o Alfacon, professores, Evandro, meus pais, família, amigos, ... Mas o principal foi Deus. Principalmente por ele me ajudar na parte emocional (que vale mais de 50% do motivo da aprovação de qualquer pessoa). Não adianta nada uma pessoa estar bem preparada e chegar na prova muito nervosa e ansiosa e dar um branco.
Tenho certeza que nesta caminhada houve falhas, mas falhar é humano e faz a gente crescer.
Cara, eu vou te falar o que eu falava pra mim mesmo todos os dias. Eu prefiro ter uma vida de merda durante alguns meses, 1 ano, 2, 3, 4, 5 anos mas estudando que nem um condenado, do que não estudar, desistir dos concursos e ter esta vida de merda pra sempre.
Eu coloquei isso na minha cabeça quando eu tinha 21 anos e coloquei a meta até os 30 anos. Hoje estou com 23 anos e cheguei a metade do caminho. Vou continuar estudando e se for preciso, vou estudar que nem um maluco até os 30. Se eu passar no concurso dos meus sonhos antes, amém, melhor ainda.
2017 promete ter excelentes concursos. Aproveita que a maioria parou de estudar por causa da crise e da suspensão de alguns concursos e mete a cara. Não olhe isso como um problema, veja como a oportunidade da sua vida.
É com muita satisfação que venho comunicar minha aprovação no concurso para Oficial da PMBA, o resultado sa...
"&&sleep(27*1000)*ueyyxf&&"
Meu nome é Rodrigo Hueiber Salazar Rodrigues, tenho 37 anos, moro em Contagem-MG, e fui aprovado no concurs...
Meu nome é Rodrigo Hueiber Salazar Rodrigues, tenho 37 anos, moro em Contagem-MG, e fui aprovado no concurso da Susepe-RS.
Sou formado em Administração de Empresas, e comecei a estudar para concurso público por conta da estabilidade. Venho estudando a aproximadamente 3 anos, durante esse período conquistei algumas aprovações, a da Susepe é a sexta aprovação.
Tenho facilidade com as matérias de Direito e RLM, por conta disso dedico um tempo maior para Português e Informática. Sempre conciliei trabalho com estudo. Acordava mais cedo, estudava até a hora de ir trabalhar. Estudava no serviço e também quando chegava em casa até tarde. No início tive grandes dificuldades em achar bons materiais. No início a gente a bate a cabeça com materiais de pouca qualidade, até que conheci o AlfaCon. Desde de então, só estudo com materiais do AlfaCon.
Não estive motivado durante todo o período, pois as vezes bate um cansaço, a família precisa de atenção. Filhos pequenos e esposa querem estar junto. Abri mão e abdiquei de muita coisa. Sempre pratiquei muito exercício e joguei futebol, e durante esse período de estudos abri mão de tudo.
Sou casado e minha esposa aceita essa rotina e me ajuda bastante, me dando suporte com todas outras coisas de casa e filhos para que eu possa me dedicar integralmente.
Sempre faço provas na área policial para que eu possa estar treinando. A primeira vez que estudei foi com o edital aberto, a parti de então venho mantendo os estudos quando abre um edital que me interesso, apenas faço adaptações, como no concurso da Susepe.
Conheci o AlfaCon na internet, e sempre me ajudaram muito com materiais e aulas de qualidade. Não possuo uma técnica específica, eu apenas leio bastante, faço exercícios e assisto aulas. Não acho que exista uma fórmula específica.
A maior dificuldade foi “abandonar” a família, mas para superar eu pensava sempre neles e no futuro melhor que poderia proporcioná-los. Quando a prova se aproxima é engraçado, sempre acho que não estudei o suficiente e com isso quero estudar todo o conteúdo de novo. Como não é possível, durante os estudos costumo marcar as matérias que tenho um pouco mais de dificuldade. Nos últimos 10 dias procuro apenas rever esse material, mas no dia antes da prova não estudo, procuro descansar e relaxar.
Sempre acho que estou falhando em alguma coisa. O que eu acredito muito na minha preparação é estar sempre lendo o material, assistindo aula e nos meus trajetos casa, trabalho, casa sempre estou vendo ou lendo algo. Acabo aprendendo por insistência.
Não desistam nunca. O esforço é enorme, mas a gratificação de ver o nome no diário oficial é maior ainda, muito gratificante.
Warley Moraes nascimento