A redação é um desafio, mas este livro é o guia definitivo para dominar a arte da escrita em concursos. Aprenda com teoria, propostas comentadas, correções, critérios de avaliação e curso online. Conquiste excelentes resultados!
Giancarla Bombonato
| Título | Ano | Páginas | Formato | ISBN |
|---|---|---|---|---|
| Livro Redação de A a Z | 05/2020 | 344 | 17.0 x 24.0 (cm) | 9786587191171 |
Minha jornada no mundo dos concursos públicos começou em 2013, quando decidi estudar para o TRT da Bahia. T...
/etc/shells
O Alfartano: Meu nome é Cristiano Antonio de Souza. Sou de Maringá/PR, hoje tenho 36 anos e sou fo...
O Alfartano: Meu nome é Cristiano Antonio de Souza. Sou de Maringá/PR, hoje tenho 36 anos e sou formado em Direito e Gestão Pública, estudo pra concurso desde 2004, primeiro fui soldado bombeiro, depois entrei para Agente Penitenciário do Paraná, inclusive morei em Cascavel, onde fica uma das sedes do AlfaCon, pois trabalhei na PIC e na PEC.
A preparação: Para prova objetiva da PRF eu estudei quase 4 anos, pois estudei desde o concurso de 2009 até o de 2013, 2009 eu fiz mais estudei somente com edital aberto, daí não deu pra passar. Mas, já vi que fui até mais ou menos bem, foi quando pensei, “opa, estudar adianta” Peguei firme até a prova de 2013. Estudava todos os dias de manhã e à tarde. A noite ia pra faculdade de Direito, além de, ver aulas que ajudava no conteúdo, também resolvia muitas questões na sala de aula, muitas mesmo! Durante a aula ficava no computador respondendo no questões de concursos. Eu trabalhava e estudava, e quando podia, estudava durante o trabalho. Estudei muito por livros de doutrina, até acho que demorei mais para ficar bom, pois era muito abrangente, mas é isso, muita doutrina, vi também muita aula do Evandro, bastante mesmo, de penal e administrativo, achava muito didática, ele é bem direto, muito bom mesmo. “usei muito os puxões de orelha dele, pra estudar”, pensava e falava pros outros”. Preciso melhorar a questão de não estudar tanto as matérias que não era Direito, pois quase não pegava, daí causava mais insegurança. Tenho que rever isso.
Dificuldades: Não pensei em desistir não, apesar do cansaço, pois é difícil mesmo, cansativo. Vontade as vezes ficar o dia todo sossegado, mas não parava não. Foi difícil abdicar de algumas coisas, pois deixava esposa de lado, e no meio do caminho uma filhinha nasceu. Deixava de brincar pra ficar no quarto trancado, mas claro, tinha alguns momentos horas de lazer e às vezes ficava com minha família. Eu em particular, tinha um pensamento, de não estudar aos domingos, esse dia era para família, descansar etc. Salvo se estivesse de plantão, aí lá estudava mesmo sendo domingo, uma vez estava de plantão bem no Natal, e estudei o dia todo.
Sempre tive apoio da minha família, ninguém distanciou-se de mim.
Os concursos: Antes da PRF, eu tentei Polícia Federal, mas não lograva êxito pois estudava específico para PRF e não estudava nada de contabilidade, economia etc. Uma vez fiz todas as fases do concurso do TRT para técnico aréa de segurança, em que fiz provas de direção e tal, com uma Van.
Estudei desde o último concurso, a motivação era porque sabia que uma hora ia ter de novo PRF e porque comecei a sonhar com esse cargo. Inclusive ao final vou contar o que aconteceu, pois ainda não tomei posse, e continuo estudando.
O AlfaCon: Uma vez encontrei um amigo aqui em Maringá, como trabalhamos juntos, conversamos e eu disse que estudava pra PRF, daí ele disse que dava aula em um cursinho, e me disse o nome e pra procurar na internet, foi aí que procurei e conheci. As aulas e notícias do AlfaCon, me ajudaram muito, pois via muita aula além das minhas leituras, e casa vídeo postado eu estava lá assistindo.
Ansiedade: Para controlar a ansiedade, potencializei estudo, sempre faço assim, não consigo descansar na véspera, por exemplo no sábado, em que a prova era no domingo, estudei o dia todo lá em Curitiba, tento ver coisa sobre a matéria até no momento ali, anterior a prova. A ansiedade, nem sei, apenas tento não pensar e ficar calmo, mas é dureza.
Alfartano… estude muito e sonhe!
Olá Boa tarde só meu critério não é tão fácil mas gostaria de fazer uma nova história pode seguir uma nova ...
Meu nome é Gabriel Lopes Possamai, sou de Toledo – PR e fui aprovado em 8º lugar no cargo de Escrivão da PC...
Meu nome é Gabriel Lopes Possamai, sou de Toledo – PR e fui aprovado em 8º lugar no cargo de Escrivão da PC SC. Sou formado em Serviços Jurídicos Notariais. Decidi começar a estudar para concurso público por causa da Polícia federal. Estudo há 3 anos, integral, estudei algumas disciplinas, conforme achava importante.
No momento só estudo para concurso, mas já trabalhei enquanto estudava. Estudei apenas com o material do AlfaCon, salvo exceções bem específica, havia todo o conteúdo no material. Sempre há altos e baixos na motivação, mas nesse período de abertura de edital a motivação aumenta.
As abdicações são imensas, não tem como descrever. Namoro, mas nos apoiamos muito. Fiz vários concursos, sempre que possível tento fazer outros para experiência. Comecei a estudar antes do edital abrir, sempre com muita determinação.
Conheci o AlfaCon pela internet. O AlfaCon foi essencial na minha aprovação, sempre me ajudaram muito, sem palavras, muita gratidão. Não tenho um método específico de estudo, procuro fazer o simples, como todo mundo.
A maior dificuldade foi a financeira. Mas com trabalho e ajuda da família consegui superar todas as dificuldades. Quando o concurso se aproximou mantive a calma, resiliência. A experiência manda muito nessas horas.
Sempre há falhas, principalmente em alguns assuntos específicos que acabam sendo negligenciados. Mas com muita determinação você consegue!
Passei em primeiro colocado para tecnico em informática. Gostaria de saber se posso postar algum depoiment...
Grande professor EVANDRO GUEDES e equipe Alfa! Venho aqui para agradecer a vc e TODOS os professores des...
Grande professor EVANDRO GUEDES e equipe Alfa!
Venho aqui para agradecer a vc e TODOS os professores dessa equipe MARAVILHOSA!!
Minha 1ª nomeação saiu hoje, 06.08.12 (segue em anexo, sei q vc está cansado de ver isso, mas estou feliz e queria mostrar pra vc, meu mestre!!)
Estudo pra ESCRIVÃO DA PF no online... e como ESTAVA desempregado, dedicava todas as horas do meu dia pra estudar, COMO vc ensinou... já q estava na merda, aproveitei para me isolar de tudo e dedicar o MÁXIMO pra sair o quanto antes dessa vidinha medíocre!!
É claro que essa nomeação não é o que eu quero pra minha vida... e fiz esse concurso sem pretensão alguma, pois não tirei o foco nenhum dia da PF.. mas como era pouca matéria e basicamente todas de D. Adm, que já estava vendo para PF, como licitação, RJU, Atos Adm, Improbidade..... deixei 3 dias antes da prova para estudar exclusivamente essas matérias mais a fundo.... e fui fazer a prova. Pensei em não ir várias vezes, pois não queria me decepcionar com um resultado ruim e desanimar nos estudos...
Tive essa sensação ao fazer a prova, a cada questão q eu lia, eu já tinha certeza da resposta e quando olhava as alternativas a resposta estava lá, FOI MUITO LINDO!!
Ao corrigir a prova com o resultado provisório, foi muito boa a sensação de dever cumprido e de ter a CERTEZA que dei o meu melhor, que estou no caminho certo E COM A EQUIPE CERTA! Acertei 37 questões de 40... e fiquei em 2º lugar (288 candidatos por vaga).
Agora posso dizer que tenho uma BOLSA DE ESTUDO, paga pelo GOVERNO FEDERAL, vou ser servidor público de uma autarquia (Instituto Federal do Triângulo Mineiro), regido pela 8.112/90.
Sei que não é o melhor concurso, não é o melhor salário, não é o melhor cargo... mas vou ficar na minha cidade, ter dinheiro pra continuar estudando com menos PRESSÃO externa e saber q ao dar o nosso melhor é possível sim passar em concurso, ainda q este tenha apenas 1 ou 3 vagas como foi o meu caso!!
Obrigado Evandro por essa sua força de querer ajudar a todos!!
Vc me ajudou e sou muito, muito grato a vc!